Audi Q5   Instruções de utilização   Controlar e reatestar  Sistema de refrigeração
O líquido de refrigeração zela pela refrigeração do motor. A percentagem de aditivo do líquido de refrigeração é decisiva para a protecção anticongelante no Inverno.
O sistema de refrigeração do motor do seu veículo é abastecido de fábrica com um líquido de refrigeração permanente que não precisa de ser substituído. Este líquido consiste de uma mistura de água e do aditivo, G12++. Trata-se de um anticongelante à base de glicol com aditivos anticorrosão.
Aditivo do líquido de refrigeração
A percentagem de aditivo do líquido de refrigeração depende das condições climatéricas em que o veículo é utilizado. Se a percentagem de anticongelante no líquido de refrigeração for insuficiente, o líquido pode congelar e provocar uma falha dos circuitos de refrigeração e de aquecimento.
A percentagem de aditivo do líquido de refrigeração é ajustada de fábrica às condições climatéricas em que o veículo é utilizado.
A relação de mistura é em geral de 60% de água e 40% de aditivo do líquido de refrigeração. Esta mistura proporciona não só uma protecção anticongelante até ‐25 °C, como protege também em especial as peças de metal do sistema de refrigeração contra a corrosão. Além disso, evita a sedimentação calcária e aumenta sensivelmente o ponto de ebulição do líquido de refrigeração.
Países de clima quente
A concentração do líquido de refrigeração não pode ser reduzida com a simples adição de água num reatesto, mesmo no Verão ou nos países de clima quente. A percentagem de aditivos do líquido de refrigeração não deverá ser nunca inferior a 40%.
Países de clima frio
Se, por razões climatéricas, for necessária uma maior protecção anticongelante, poder-se-á aumentar a concentração do aditivo do líquido de refrigeração, G12++. Uma percentagem de 60% proporciona uma protecção anticongelante até cerca de ‐40 °C. A percentagem do aditivo não poderá situar-se, porém, acima de 60%, pois, de outro modo, o efeito anticongelante volta a diminuir. Além disso, a acção refrigerante fica afectada.
Os veículos destinados à exportação para países de clima frio (p. ex. Suécia, Noruega, Finlândia) são preparados de fábrica para suportar temperaturas até cerca de ‐35 °C. A percentagem de aditivo do líquido de refrigeração deverá situar-se nestes países em pelo menos 50%.
Cuidado!
  • Antes de começar o Inverno mande verificar se o aditivo do líquido de refrigeração do seu veículo está ajustado às condições climatéricas em que este é utilizado. Este cuidado é especialmente importante nos veículos que circulam nas regiões mais frias. Se necessário, aumentar a percentagem de anticongelante para 50 a 60%, em função das condições climatéricas.
  • Como aditivo do líquido de refrigeração só pode ser utilizado G12++ um aditivo de acordo com a especificação « TL 774 G ». O recurso a aditivos diferentes pode prejudicar consideravelmente a eficácia da protecção anticorrosão. Os danos daí resultantes podem dar origem a perdas do líquido de refrigeração e conduzir consequentemente a graves avarias no motor.
  • O aditivo do líquido de refrigeração, G12++ só pode ser misturado com os aditivos do líquido de refrigeração G12+ e G12.